domingo, 29 de março de 2009

EXECUTIVOS MBA

O fundamentalismo do mercado tomou conta da educação para os negócios. A lógica da primazia dos acionistas absolveu a administração de qualquer responsabilidade por qualquer coisa além dos resultados financeiros. Os diplomados nas MBA - da vida - em torno de 40% foram para o mundo das finanças, especialmente, cobiçados pela Wall Street. Este grupo liderado pelo Sr. Mor - na foto ilustrativa - produziram a maior quebradeira financeira nos chamados países desenvolvidos. Interessante, é que nos países emergentes estas figuras - os diplomados nas MBA - não tão cobiçadas e sem muito espaço, acabaram produzindo um resultado significativo: atuaram muito pouco e não tiveram oportunidade de alavancar quebradeira financeira. Este quadro nos remete a repensar qualquer nível de formação profissional tendo por base os referenciais falidos dos EUA. Prova disto é que os chefes executivos dessas empresas e bancos que faliram, são as pessoas das quais as MBA costumavam gabar. O garbo foi pelo esgoto. Sobrou o que? A miséria globalizada no mundo e uma conta sem fim para ser saldada. Será que vão querer que os países pobres paguem a conta? Com a respostas os grandes executivos da MBA e das grandes corporações financeiras.

terça-feira, 17 de março de 2009

BOMBA FINANCEIRA!

A explosão mundial é sintomática nas ações legais de corrupção nas bolsas de valores do mundo inteiro. Dinheiro fácil, boataria, informações privilegiadas, dentre outros são o tempero dos mercados de valores. Na realidade que valores são estes? São valores de quais mercadorias? Na verdade o que se sabe é que em regra geral as ações sobem e descem nas cifras. Porém, os grandes investidores, em geral, não perdem. Eles conseguem lucros em cima de lucros. E viva então a ciranda financeira e a produção de riqueza fácil. Porém, quando a crise chega, os economistas e financistas que a criaram, não sabem terminá-la. Para tal tarefa eles acionam os Estados para pagar os prejuízos por eles produzidos. Seus bancos e empresas vão a falência. Seus patrimônios privados permanecem intocáveis e ou se ampliam. Eles, ainda, criticam a corrupção dos Estados. Isto é uma gracinha!

sexta-feira, 13 de março de 2009

A DIALÉTICA DA LUZ E DAS FORMAS

A fase cubista de Picasso produz uma condição dialética entre a luz e a forma que se materializam de maneira ímpar.

O SORRISO E O ENIGMA

O sorriso enigmático da obra de Da Vinci é altamente pertinente para o momento mundial de crise. Por quê? Durante mais de um século o povo chamado americano sorriu de forma exuberante e pouco deu crédito as necessitudes do restante da humanidade. Hoje, parcela de sua população toma um prato de sopão por dia como alimentação diária. Justiça? Injustiça? Levou o troco? Isto não importa. Para a soberba, a arrogância, a exploração um belo sorriso do século da renascença. Solidariedade a grande parcela da humanidade que penou todo esse tempo. Porém, devemos ser fraterno?

BRASIL/RUSSIA/INDIA/CHINA

Com o processo de globalização dos mercados (1990 - 2000) a previsão dos neoliberalistas é que o Urso (Rússia) estaria em processo de decomposição. Passado quase duas décadas o Urso continua vivo, forte e vigoroso. O Urso como integrante do BRIC e tendo como parceiros o Dragão (China), a Onça (Brasil) e a Vaca (Índia) formam um bloco de potencialidades econômicas e políticas significantes. Esta materialidade está posta frente a crise econômica que assola os países considerados ricos. Os integrantes do BRIC fazem parte do bloco que a tal da crise pouco afetará. Por outro lado, a Águia (EUA) está com dificuldades sérias de vôo e com problema de manutenção das penas em suas asas. Os vôos mirabolantes de outrora, agora não passam de pequenas incursões a pequenas distâncias. Nesta perspectiva - do contraditório - a história é dinâmica e severa. Certa estava a Maria Conceição Tavares que a mais de quinze anos afirmava: A águia é o Império Romano da atualidade em decadência, somente, eles não percebem.

segunda-feira, 9 de março de 2009

ALFANDEGA, JUROS E A CRISE

A imagem nos remete a Casa Alfandegária, construída no século XIX, na antiga DESTERRO e hoje Florianópolis/Santa Catarina/Brasil. A sua relação histórica e cotidiana com a cidade produz intelecções do tipo: como era a economia e a questão dos juros em sua época? Até Fevereiro de 2009 os juros elevados no Brasil era - para as elites um problema de ordem econômica crucial para o crescimento produtivo do país. Hoje, os juros no patamar alto em que estão, permitirá o país ir dosando o mesmo conforme a necessidade de crescimento da economia. Quem diria que os juros altos tornariam a tábua da estabilidade da economia brasileira frente a crise. Com a palavra os pessimistas e apologistas do neoliberalismo?

sexta-feira, 6 de março de 2009

FORMAS E POÉTICA


Da suavidade das cores até a intensidade das mesmas, Francis Bacon arquiteta a composição com maestria.

domingo, 1 de março de 2009

O sorriso da direita

O Serécio nesta foto bem que poderia fazer comercial de creme dental. No entanto, a dupla está se preparando para realizar uma turnê pelo país para ver se decola a candidatura PSDBista.
As viagens do Serécio é na realidade um contraponto a decolagem da candidatura da ministra Dilma.

Guernica hoje

A Guernica de Pablo Picasso é altamente contemporânea neste início de século. Sua representação da realidade social da Espanha na primeira metade do século XX, hoje, materializa a crise que assola os chamados países desenvolvidos, de ontem.

Esta obra da fase cubista de Picasso pode, hoje, materializar a desolação que abate parte da população mundial frente a crise financeira de parte do mundo capitalista.

Bacon: imagética e poética

A expressão pictórica desta obra de Francis Bacon é de uma propositura enigmática a toda prova da intelecção humana.


Esta obra de Francis Bacon expressa a materialidade imagética de uma certa indefinição de cores e formas. Porém a magnitude da luz e da substancialidade poética é de uma beleza ímpar.