domingo, 21 de setembro de 2008

Soberania na América Latina

A partir do momento que foi criada a Anasul (Associação da Nações Sul Americanas) sob a ação determinada da política externa brasileira, os Estados Unidos reagiram reativando a IV Frota. O Presidente Lula tem reagido e solicitado explicações diplomáticas para tal atitude. Ações práticas, também, estão na pauta. A última delas é reequipar a frota da Marinha do Brasil para guardar a costa atlântica e as nossas riquezas no Mar das 200 Milhas: a reserva petrolífera do Pré-Sal é um dos casos. Como diz o Presidente - na sua forma simples - qualquer dia eles colocam a IV frota sobre o Pré-Sal e passam a dizer que é deles. Penso ser esta uma visão de estadista. Agir antes que o pensado ocorra. Para tanto está liberando verbas para a compra de submarino nuclear da Alemanha e navios para a marinha brasileira.
Guardar o mar das 200 milhas brasileiro e garantir nossa autonomia energética e a autosuficiencia na produção de petróleo. Isto é garantir a segurança da nação.
Os opositores vão considerar gastos desnecessários, já que somos um país pacífico. Esta ideologia só favorece as elite entreguistas. Ou seja, os grupos de apoio aos oito anos do governo FHC e o entreguismo realizado com as privatizações.

Nenhum comentário: