sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MERCEDES SOSA: GUERREIRA


MERCEDES SOSA é sem dúvida uma mulher guerreira e uma guerreira mulher. Porém, não se perfilava nas lutas de gênero. Sua luta era mais ampla. Era a luta pela dignidade humana dos povos latino americanos sem distinção. Nesta luta o seu instrumento musical é a sua voz e sua arma a escolha criteriosa das canções que iria interpretar. Singular e ímpar na interpretação de:"CUANDO TENGA LA TIERRA" e "HASTA LA VICTORIA". Na escolha de compositores vai de Violeta Parra a Milton Nascimento e Chico Buarque. Seu brado de luta vai da suavidade da canção Gracias a la vida ao brado de luta e revolução da canção A que florezca mi pueblo. Além de sua voz, sua imagem potente e seu brado de fera ferida arrebatava as consciências latinoamericanas.


A Rosa vermelha em seu peito é a poética do amanhã que sempre palmilhou. O contraste do vermelho e preto sempre foi a marca para não deixar dúvida quanto a sua posição política frente a exploração dos povos latino americanos.

Porém, sabia se render ao azul e ao branco na busca da paz e da serenidade. Mercedes Sosa vive naqueles que, ainda, lutam por uma América Latina Livre e Soberana. Nós, cidadãos comuns agradecemos o teu trabalho e Gracias a La Vida que me dado tanto.....

Um comentário:

Antonio Goper disse...

Bela e justa homenagem.
Viva!